A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religioso que varreu a Europa no ano 1500. Ela resultou na criação de um braço do cristianismo chamado protestantismo, um nome usado coletivamente para se referir a diversos grupos religiosos que se separaram da Igreja Católica Romana devido a diferenças na doutrina.
Como aconteceu a Reforma Protestante?
A Reforma Protestante começou em Wittenberg, na Alemanha, no dia 31 de outubro de 1517, quando Martinho Lutero, um professor e monge, publicou um documento que chamou de 95 teses. O documento era uma série de 95 ideias sobre o cristianismo em que ele convidava as pessoas para debaterem com ele. Essas ideias foram controversas porque contradiziam diretamente os ensinamentos da Igreja Católica.
As declarações de Lutero desafiaram o papel da Igreja Católica como intermediária entre as pessoas e Deus, especificamente tratando-se do sistema de indulgências, que em partes permitia que as pessoas adquirissem um certificado de perdão pela punição dos seus pecados. Lutero argumentou contra a prática de comprar ou ganhar perdão, ao invés disso acreditava que a salvação é um dom que Deus dá para aqueles que têm fé.
Quem participou da Reforma Protestante?
A objeção de Lutero ao sistema de indulgência abriu o caminho para outros desafios à doutrina católica em toda a Europa. Por exemplo, João Calvino, na França, e Hulrico Zuínglio, na Suíça, propuseram novas ideias sobre a prática da Santa Ceia, e um grupo chamado Anabatistas rejeitou a ideia de que crianças deveriam ser batizadas em favor da noção de que o batismo era reservado apenas para cristãos adultos.
Qual o principal objetivo da Reforma Protestante?
De modo geral, a maioria dos desafios à Igreja Católica giravam em torno da noção de que cristãos individualmente deveriam ser menos dependentes da Igreja Católica, e seu Papa e sacerdotes, para condução espiritual e salvação. Em vez disso, cristãos protestantes seriam independentes em seu relacionamento com Deus, tomando responsabilidade pessoal por sua fé e se referindo diretamente à Bíblia, o livro sagrado cristão, para sabedoria espiritual.
Uma Reflexão atual?
As teses 94 e 95 de Martinho Lutero dizem o seguinte:
Tese 94: Devem-se exortar os cristãos a que se esforcem por seguir a Cristo, seu cabeça, através das penas, da morte e do inferno;
Tese 95: e, assim, a que confiem que entrarão no céu antes através de muitas tribulações do que pela segurança da paz.