NOSSA HISTÓRIA
Breve Histórico
A Igreja Batista de Cachoeirinha foi organizada no dia 15 de dezembro de 1943, através do ministério do missionário norte-americano Willard Stull, que se tornou o primeiro pastor. A IBC é a primeira igreja batista regular fundada no Brasil. Desde, então, a IBC tem se destacado na cooperação com o movimento batista regular, sediando, inclusive, várias de suas assembleias nacionais; e na obra missionária, sendo mãe de quinze igrejas, tanto no interior como na capital do Estado.
Vários líderes, missionários, pastores e obreiros foram formados pela igreja, sendo espalhados no país para o serviço no Reino do Senhor. Hoje, nossa igreja segue firmada na suficiência da Palavra para viver seu propósito de adorar ao Senhor, servindo-o por meio da evangelização, do discipulado e do louvor, cumprindo sua missão de fazer discípulos. Temos desenvolvido o projeto de nos tornar uma Igreja Âncora, auxiliando as demais igrejas em sua formação, qualificação e desenvolvimento para que cumpram sua missão como igreja local.
Oramos para que você ocupe seu lugar nessa história.
O que é ser Batista Regular?
Conforme os melhores dicionários, o termo regular é definido como: “conforme as leis, as regras, as praxes”.
A partir do século XVII a palavra “regular” passou a designar um batista calvinista ou particular; isto é, alguém que aceita a soberania de Deus, inclusive na salvação do homem.
Do fim do século XIX para o começo do século XX, o liberalismo teológico apareceu. Sua ênfase no criticismo bíblico e no racionalismo, tentando casar as Escrituras com a ciência, trouxe sérios problemas e divergências para a igreja, chegando a abdicar de todo relato sobrenatural nas Escrituras.
A Convenção Batista do Norte (nos USA), fundada em 1907, foi profundamente afetada pelas ideias modernistas. A reação foi o aparecimento de um movimento que surgiu em defesa das verdades fundamentais da fé cristã.
Em 1932, após tentativas frustradas de conter o avanço dos falsos ensinos, houve o rompimento. 34 representantes de 8 Estados americanos votaram pela separação da Convenção e pela organização de um novo movimento – a GARBC, General Association of Regular Baptist Churches.
Nasceu, então, a Associação das Igrejas Batistas Regulares. Apesar de novo, como movimento, seu objetivo fora o de preservar o conteúdo e a prática ortodoxa, aprendida desde sua origem.